sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ementa de Filosofia para Ensino Médio

Disciplina: Filosofia do Ensino Médio

Ementa:


A disciplina de Filosofia do Ensino Médio debaterá a importância da autonomia do pensar na leitura da realidade urdida e tecida ao longo do tempo e ao largo do espaço no mundo.

1ºs anos:

Objetivo geral:

Introduzir o aluno egresso do nível fundamental de ensino no estudo da filosofia, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa.


Objetivos específicos:

Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais básicos da filosofia.

Desenvolver com o educando experiências de pensamento que o torne competente para uma leitura critica e criativa da realidade urdida e tecida ao longo do tempo e ao largo do espaço.

Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, e seu grau de domínio e operacionalização de conceitos científicos através do exercício lingüístico da argumentação, na perspectiva da transição didática do nível fundamental para o nível médio de ensino.


Conteúdo programático:

1º bimestre: Introdução à Filosofia – Origens e Importância - Objetivos e Finalidades - Pensamento Mítico ao Pensamento Racional.

2º bimestre: Teoria do Conhecimento e Ética, Senso Comum e Senso Crítico ou filosófico.

3º bimestre: Razão filosófica e Razão científica – Ciência e Senso Comum.
4º bimestre: Ironia e Filosofia - a Filosofia como exercício da Ironia – A Ironia na História da Filosofia – A Ironia Moderna – A Alienação Moderna a Alienação e Ironia.

2ºs anos:

Objetivo geral:

Introduzir o estudante egresso do primeiro ano do nível médio de ensino no estudo das primeiras teorias da Filosofia bem como os contatos com os principais filósofos da antiguidade, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa.

Objetivos específicos:

Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais básicos da Filosofia Grega.

Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos a partir da leitura e debate dos textos trabalhados em sala.

Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, e seu grau de domínio e operacionalização de conceitos científicos através do exercício lingüístico da

argumentação, na perspectiva do incremento de sua autonomia de opção e decisão no exercício da sua cidadania.



Conteúdo programático:

1º bimestre: O problema do conhecimento, Entre a Teoria e a Prática, O conhecimento como Justificativa Teórica, As fontes de Conhecimento.

2º bimestre: Platão e Protágoras: Racionalismo e Relativismo, Filosofia e História, Filosofia e Matemática.

3º bimestre: Filosofia e Método, As críticas de Aristóteles a Platão, A lógica Aristotélica, Descartes e as Regras para bem conduzir a razão, Filosofia e Matemática.
4º bimestre: Perspectivas do conhecimento, Penso logo existo, Hume e a experiência no processo do conhecimento, Da distinção entre o conhecimento e a Probabilidade, Kant e a Crítica da Razão, A crítica da razão Pura, Kant e o Iluminismo.


3ºs anos:


Objetivo geral:

Proporcionar ao estudante pré-universitário um estudo reflexivo sobre os grandes temas da filosofia antiga e contemporânea, exercitando sua capacidade interpretativa e argumentativa, colaborando com a preparação pré-vestibular e ao mesmo tempo fornecendo pré-requisitos de cultura geral para o início da vida profissional.

Objetivos específicos:

Desenvolver no aluno a capacidade de identificar e debater questões pertinentes aos grandes temas da filosofia, ampliando sua visão de mundo enquanto estudando e futuro acadêmico bem como desenvolver o pensamento filosófico em relação ás questões do cotidiano.

Exercitar práticas de estudo, documentação e expressão lingüística, colaborando assim com a preparação pré-vestibular, com o desenvolvimento das bases de prosseguimento dos estudos em nível superior e também com o enriquecimento da sua cultura pessoal necessária ao início e desenvolvimento da sua trajetória profissional.


Conteúdo programático:


1º bimestre: Breve revisão dos conteúdos do segundo ano; introdução às grandes questões da filosofia da atualidade; Ética; Ética e Felicidade; A Pólis e a Felicidade; Filosofia, Útil ou Inútil?

2º bimestre: A Lógica; O Nascimento da Lógica; A Lógica por Aristóteles; Lógica e Dialética; A Linguagem; A Força da Linguagem; A importância da Linguagem.
3º bimestre: Em busca da essência do Político; O Preconceito contra a Política e a Política de Fato; O Ideal político; Os Gregos e a invenção da Esfera Pública; A Democracia Ateniense; Quando Nasce a Democracia? ; A Importância da Retórica para os Atenienses;

4º bimestre: A vida política dos povos indígenas do Brasil e a invasão dos bárbaros; A autoridade do chefe sem poder; Síntese dos principais conteúdos da sociologia no nível médio de ensino – revisão.

Metodologia:

A disciplina está estruturada em temáticas. Com isso, busca-se não só responder ás diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como também despertar o senso crítico do discente do ensino médio, para isso será utilizado estudo dirigido.

Avaliação:

Terá por base critérios de assiduidade e aproveitamento aferidos conforme a norma regimental do Colégio Anchieta. A avaliação ser considerada durante o processo do ano letivo, levando em conta aspectos qualitativos e quantitativos. Os seguintes itens serão considerados:

· Produção Individual de textos (resumos de textos indicados)

· Produção coletiva de trabalho das temáticas estudadas

· Freqüência de horário regular das aulas e atividades programadas

· Entrega e apresentação dos trabalhos e tarefas nos prazos previstos

Referências:

Secretaria de Estado da Educação – Livro de Filosofia do Ensino Médio - 2ª Edição. Curitiba – Paraná, 2007.

ARAGON, L. O camponês de Paris. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1996.

BLACKBURN, S. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 1994.

GOMES, L. C.; FIGUEIREDO, Ilda. Antologia filosófica: a reflexão filosófica,

do mito à razão; dialética da acção e do conhecimento; valores ético-políticos. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.

HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. W. Conceito de Iluminismo., São Paulo:

Pensadores, 1975.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo, Cortez,

2003.

VERNANT, J. P. Entre Mito e Política. São Paulo: Editora da USP, 2001.

Mito e Pensamento entre os gregos. São Paulo: Editora da

USP, 1973.

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